Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Fórum Mundial de Empreendedorismo

CEO do Grupo EmpZ fala sobre estratégias de contratação, em Goiânia

Helena Ribeiro dará palestra na Unialfa | 24.05.18 - 09:41 CEO do Grupo EmpZ fala sobre estratégias de contratação, em Goiânia (Foto: divulgação)
A Redação

Goiânia
- A primeira edição do Fórum Mundial de Empreendedorismo é realizada em Goiânia desde esta quinta-feira (24/5), até esta sexta (25), na Unialfa. O evento é uma realização da Federação das Associações de Jovens Empreendedores e Empresários do Estado de Goiás (Faje Goiás). 

O evento receberá dezenas de palestrantes, nacionais e internacionais. Entre os nomes importantes do empreendedorismo, estarão no evento Erik Nybo (co-fundador da Edevo),  Carlos Moyses (CEO do Ifood), Tiago Reis (CEO da Suno Research), Ricardo Bellino (Elite Models), Helena Ribeiro (CEO do Grupo EmpZ), Vinícius Neris (fundador do InEvent), dentre outros.

Em apenas dois anos, o empreendedor Diones Correia deixou a vida de feirante de espetinhos, para se tornar um fabricante na mesma área alimentícia, com produção de 60 mil unidades por mês. Em sociedade com o irmão, eles criaram a Espetinhos dos Gêmeos e entraram para o grupo de 1,9 milhão de pessoas que começaram a empreender, no Brasil, em 2016, segundo pesquisa do Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas. Mas, junto com o crescimento e a necessidade de mão de obra, vieram também as dúvidas sobre como contratar pessoas competentes para ajudar o negócio a crescer.  

Afinal, Diones trabalhava com a ajuda da família e de apenas um empregado; hoje, conta com mais de dez funcionários. “Para tarefas como montar o espetinhos, não foi necessário procurar quem já tinha trabalhado no ramo. Mas, para o cargo de cortador da carne, preferi contratar profissionais experientes, para manter a qualidade do produto”, explica.  

Escolher entre quem já teve vivência na área da empresa ou treinar um novo funcionário é um entre os vários questionamentos que surgem para o empresário na hora de contratar, segundo a psicóloga, CEO do Grupo EmpZ e responsável pelo gerenciamento de um banco de mais de 120 mil currículos, Helena Ribeiro. Para ela, estas dúvidas são respondidas ao analisar o perfil da empresa e do cargo a ser preenchido.  

“A vaga é para um profissional experiente ou um talento? Para ambos, é necessário ver a formação, os cursos adicionais, as atualizações e as referências, além de quanto tempo ele ficou no antigo trabalho e as funções que desempenhou”, lista a especialista, que será uma das palestrantes do Fórum Mundial de Empreendedorismo, realizado nos dias 24 e 25 de maio, em Goiânia.  

Segundo a especialista, o meio onde a empresa busca um possível funcionário faz parte da estratégia de recrutamento para otimizar a seleção. Como exemplo, ela cita sites como Vagas.com e Empregos.com, nos quais o usuário cadastra seu currículo, e redes sociais especializadas em informações profissionais, como o LinkedIn, em que é possível pesquisar com o foco no perfil desejado. Sindicatos, segundo Helena, são ideais quando a vaga é para uma área operacional.  

Para Diones Correia, da Espetinhos dos Gêmeos, as referências foram fundamentais no momento da contratação. “Eu verifico tudo. Converso com outros patrões e pergunto para o candidato se ele possui algum vício que possa atrapalhá-lo nas funções que irá desempenhar na fábrica”, relata .

É necessário, contudo, transformar esta sondagem em um acompanhamento mensal, de acordo com Helena Ribeiro. “Os primeiros 90 dias são os mais importantes em um emprego. Então, todo mês deve-se dar e receber uma avaliação ao funcionário, pois a pessoa também está no processo de adaptação. Com isso você observa se o empregado é prestativo, cortês com o cliente e os colegas, entre outros fatores que indiquem que ele é compatível com a função”, conclui.  



Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351