Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Programa

José Eliton e Gilberto Marques fortalecem parceria para ações de segurança

Uma delas é a construção de novas prisões | 20.04.18 - 19:40 José Eliton e Gilberto Marques fortalecem parceria para ações de segurança (Foto: divulgação)
A Redação

Goiânia
- O governador José Eliton e o presidente do Tribunal de Justiça (TJ-GO), Gilberto Marques Filho, assinaram nesta sexta-feira (20/4), no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, dois convênios estratégicos para a execução das medidas estabelecidas no Programa Mais Segurança. O primeiro deles garante recursos adicionais da ordem de R$ 360 milhões para a construção de novas unidades prisionais, e o segundo garante a presença do Judiciário na lavratura dos Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs).
 
A cooperação para a lavratura dos TCOs tem como objetivo qualificar o registro de ocorrências, dando maior celeridade ao encaminhamento das soluções de conflitos. Já o convênio para o repasse de recursos estabelece a adesão do TJ-GO no Cadin Estadual (Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais) para a constituição de força-tarefa para assegurar o ingresso nos cofres públicos dos recursos de custas judiciais não pagas.
 
O governador José Eliton apresentou ontem (20/4) à sociedade pacote de medidas de curto e médio prazos que visa reduzir ainda mais os indicadores de criminalidade no Estado. O foco é aumentar o policiamento em pontos estratégicos, dar maior agilidade na lavratura de TCOs (Termo Circunstanciado de Ocorrência), reequipar as forças de segurança pública, reordenar policiais ajustando remunerações e valorizar o trabalho da inteligência.
 
As bases do programa foram apresentadas durante solenidade ocorrida no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) na presença de representantes de todas as áreas da segurança, justiça, ministério público, parlamentares, secretários e centenas de policiais civis e militares. As primeiras ações anunciadas visam os terminais do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia por meio da instituição do Batalhão de Terminal, composto pela Polícia Militar.
 
O Viagem Mais Segura contará com a participação da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Superintendência de Polícia Técnico-Científica. José Eliton defendeu em seu pronunciamento “persistência, planejamento e estratégia para se atingir resultados eficientes”. E proclamou: “Goiás tem pressa”. O principal objetivo é garantir mais segurança nas rotas do transporte público. A Polícia Civil instituirá uma unidade especializada da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic) para desvendar crimes cometidos contra usuários do transporte coletivo, além de mapear agressores ou grupos criminosos que atuam nesses locais.
 
Os principais terminais contarão com dispositivos de monitoramento por câmeras. O objetivo é criar uma maior interação entre a comunidade e a polícia, permitindo que a população faça denúncias e busque atendimento de emergência. O governador José Eliton explicou durante pronunciamento na cerimônia que o programa Mais Segurança será desenvolvido com base em quatro diretrizes: Medidas de Alto Impacto, Medidas de Máxima Ostensividade e Visibilidade, Ações Transversais e Segurança Pública Participativa.
 
José Eliton também anunciou que o Governo do Estado promoverá mais 525 policiais, medida que garantirá maior motivação das forças de segurança e proporcionará trabalho ainda mais efetivo junto à comunidade. Outro anúncio veio confirmar que o Estado realizará concurso público para a contratação de 110 delegados para a Polícia Civil. Também está previsto incremento de 533 veículos na frota das forças policiais especiais e aquisição de outras novas viaturas.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351