A Redação
Goiânia - O Museu Casa de Cora Coralina realiza nesta terça-feira (20/8) o Dia do Vizinho, em celebração aos 135 anos de nascimento da poetisa. A programação conta com Missa em Ação de Graças às 19h, no Santuário do Rosário, presidida pelo Frei Weder Arantes, da Ordem dos Pregadores (OP). Em seguida, às 20h, haverá a partilha do bolo de aniversário na escadaria do Santuário, com a participação da banda de música do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás João Augusto Perillo (CEPMG-JAP). O evento tem apoio do Instituto Biapó.
A data destaca a relação entre pessoas que residem próximas, compartilham a mesma rua, edifício ou condomínio. Ela é comemorada no dia 20 de agosto, data do nascimento de Cora Coralina, que valorizava muito a relação com seus vizinhos.
Natural de Goiás, a poetisa tinha seus vizinhos como tema central de suas poesias. Frequentemente retratados como figuras importantes na vida da comunidade, eles eram considerados parte de uma família escolhida, que compartilha a vida, as alegrias e as tristezas. Esse amor pela vizinhança foi o que motivou a celebração na data no dia do seu aniversário, transformada em evento tradicional na cidade de Goiás.
Nas grandes cidades, o conceito tradicional de “vizinhança” foi sendo alterado com o passar dos anos devido a fatores como segurança e medo, resultando em interação entre os moradores.
Atualmente, leva-se meses e até anos para estabelecer contato com os vizinhos por fatores diversos, como pouca permanência em casa devido às extenuantes jornadas de trabalho, falta de espaços urbanos sustentáveis de qualidade para encontrar as pessoas e a vida acelerada que exige produtividade 24 horas por dia.
Em cidades menores como Goiás ou bairros suburbanos, as relações de vizinhança tendem a ser mais frequentes, integrando-se à rotina da comunidade, daí a importância desta comemoração.
Serviço:
Evento: Dia do Vizinho
Data: 20 de agosto de 2025
Horário: 19h e 20h
Local: Santuário do Rosário (Cidade de Goiás)
Realização: Museu Casa Cora Coralina.