A Redação
Goiânia - O Programa Goiânia + Humana foi apresentado nesta quarta-feira (27/8) pelo prefeito Sandro Mabel como uma iniciativa que reunirá ações e serviços de diferentes pastas da prefeitura. O objetivo é reduzir desigualdades sociais, fomentar a inclusão produtiva e garantir mais dignidade à população.
“Serão várias ações. O Goiânia + Humana visa cobrir exatamente todas as necessidades que existem na capital. Eu vim de um lar em que fui ensinado a cuidar das pessoas e quero trazer isso para a cidade. Tanto que, com 15 dias, descentralizamos os atendimentos pediátricos para auxiliar as mães que antes iam apenas ao Cais de Campinas. Outro exemplo é que estamos reformando todos os Cras, Creas e Caps para que a gente possa atender melhor as pessoas. Entre várias outras ações. É uma Goiânia que é administrada com firmeza, mas com uma visão humana”, afirmou Mabel, durante solenidade no Paço Municipal.
O programa trabalhará com eixos temáticos, sendo eles: Assistência Social, com a entrega de alimentos, kits de higiene, toalhas descartáveis, passagens de retorno para a terra natal, enxoval, absorventes, aluguel social, dentre outros; Saúde, com a entrega de órtese, prótese, cadeiras de rodas, fraldas, suplemento alimentar, leite; Educação, com entrega de uniformes, material escolar, material didático, dentre outros.
No campo da Habitação, os trabalhos serão voltados para a construção de unidades habitacionais e a regularização fundiária. Já no Esporte e Lazer, está prevista a entrega de medalhas, bolas e uniformes. Também serão ofertadas bolsas de incentivo para o fomento de ações culturais, além de cursos de qualificação profissional para auxiliar pessoas a encontrarem trabalho e renda. O Meio Ambiente também será trabalhado com a oferta de mudas medicinais e educação ambiental.
Dentro do Goiânia + Humana também estarão os mutirões humanizados, que vão ser realizados em todas as regiões da capital para aproximar a população de todos os serviços oferecidos pela prefeitura. A primeira edição será realizada nesta sexta, sábado e domingo (29, 30 e 31/8) na Praça da Feira do Setor Morada do Sol, beneficiando moradores da Região Noroeste.
Apesar desses eixos, Mabel explica que o programa está sendo consolidado de maneira transversal entre as secretarias para alcançar outras áreas que impactam diretamente a população. “Um exemplo é uma ação de conscientização no trânsito que pode ser feita dentro da escola. Ensinar as crianças que seu pai não pode sair avançando o sinal vermelho. Tudo isso tem a ver com essa visão de uma Goiânia + Humana”, pontuou o prefeito.
A secretária de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos, Erizânia Freitas, destacou que o programa fortalece toda rede de atendimento ao cidadão como forma de garantir direitos. “Estamos querendo ver um capítulo de grandes avanços na história de Goiânia. Até o momento, não existia um programa municipal voltado a pessoas em situação de rua. O prefeito Sandro Mabel está de parabéns pela coragem de mudar esse cenário”, afirmou.