Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

reconhecimento

Santuário Basílica do Divino Pai Eterno pode se tornar patrimônio goiano

Projeto é do deputado Luiz Sampaio | 27.10.25 - 19:42 Santuário Basílica do Divino Pai Eterno pode se tornar patrimônio goiano Santuário Basílica do Divino Pai Eterno pode se tornar patrimônio goiano. (Foto: Divulgação Pai Eterno)
 
A Redação

Goiânia
- De autoria do deputado Luiz Sampaio (Solidariedade), o projeto de lei nº 26421/25, em análise na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), busca reconhecer o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, situado no município de Trindade, como patrimônio cultural imaterial goiano. A escolha do relator da iniciativa pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) ainda precisa ser feita e, na sequência, a votação de seu parecer pelo colegiado.
 
Segundo o autor da iniciativa, a Festa do Divino Pai Eterno, realizada no local, é uma das maiores e mais importantes celebrações religiosas do Brasil, com forte relevância cultural e religiosa desde sua origem, no século XIX. 
 
O santuário, por sua vez, é um templo católico de enorme importância cultural, religiosa e histórica, sendo o maior símbolo da devoção ao Divino Pai Eterno no Brasil e o único no mundo dedicado especificamente a essa figura da Santíssima Trindade.
 
Além de um marco da identidade local e nacional, simbolizando a fé popular, tradição e a história da cidade de Trindade, que é conhecida como a "Capital da Fé", a propositura destaca que o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno transcende sua função primordial de centro de culto, consolidando-se como um epicentro da fé, da cultura e das tradições do povo goiano. 
 
“O santuário, enquanto espaço físico e simbólico, é o guardião e o palco dessa manifestação cultural imaterial. Ele é o ponto de convergência onde a fé se materializa em ritos, tradições e uma coletividade que se reconhece e se fortalece em torno de um mesmo ideal. A preservação e o fomento desse patrimônio, portanto, não se limitam à estrutura física, mas abrangem a salvaguarda de uma parte essencial da alma goiana”, pontua Sampaio. 

Leia mais 
Aparecida convoca população para a vacinação contra a febre amarela

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351