Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Tradição

Procissão do Fogaréu reúne cerca de 20 mil pessoas na cidade de Goiás

Governador Caiado prestigiou evento | 28.03.24 - 08:45
Procissão do Fogaréu reúne cerca de 20 mil pessoas na cidade de Goiás Festividade reuniu cerca de 20 mil pessoas (Foto: Leoiran)A Redação
 
Goiânia – Realizada há 279 anos, a Procissão do Fogaréu reuniu cerca de 20 mil pessoas na cidade de Goiás na madrugada desta quinta-feira (28/3). A manifestação religiosa foi acompanhada pelo governador Ronaldo Caiado e pela coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, ao lado de fiéis, turistas e moradores da antiga capital.
 
“É muito lindo apreciar essa tradição, uma das mais reconhecidas do país”, destacou o governador. “É a nossa cultura e história, que tive a felicidade de acompanhar desde a infância. Me apego e sempre realço nosso respeito às tradições no cenário nacional”, completou Caiado. Segurando uma tocha, ele participou de todo o percurso da encenação de caçada e prisão de Jesus Cristo.
 
Neste ano, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás), investiu R$ 260 mil na realização da Semana Santa na Cidade de Goiás pelo Programa Goyazes, com o patrocínio do grupo Equatorial Energia. O valor foi destinado para custear gastos como: limpeza, figurino, decoração, equipe de produção e acessibilidade, além de serviços de reparos e manutenção da fanfarra.

Ronaldo Caiado participou de todo o percurso (Foto: Hegon Corrêa)
 
Gracinha Caiado, que visitou os organizadores do evento na tarde de quarta-feira (27/3), ressaltou o repasse às entidades. “Todas foram atendidas. Conseguimos fazer mais roupas e aquisição de tochas e querosene. As pessoas são voluntárias, mas muitas delas são carentes. As passadeiras que trabalham, e que fariam isso mesmo se não tivessem o recurso, estão recebendo”, comemorou.
 
Manifestação cultural
A Procissão do Fogaréu, realizada desde 1745 na antiga capital do estado, é uma manifestação cultural trazida pelo padre espanhol João Perestello de Vasconcelos Spíndola. A encenação reproduz a prisão de Jesus Cristo pelos soldados romanos, representados por 40 farricocos, que caminham descalços pelas ruas de pedra da cidade, com vestes longas de cores vibrantes, chapéus pontudos e segurando tochas. O evento é marcado por muita emoção por todos os espectadores. Em 2023, a festividade foi sancionada como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado.

A primeira-dama Gracinha Caiado destacou as ações do governo em apoio ao evento (Foto: Hegon Corrêa) 

Uma grande novidade neste ano da Semana Santa na cidade de Goiás é a acessibilidade. Com os recursos investidos por parte do Governo de Goiás foram contratados intérpretes de libras para as cerimônias e criadas áreas reservadas, próximas aos palcos das celebrações e atrações, destinadas ao acesso de pessoas idosas, com deficiência, gestantes e lactantes.
 
Leia mais
Primeiro órgão de tubos do Estado é entregue restaurado na cidade de Goiás

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351