Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Formação

Vila Cultural Cora Coralina sedia curso sobre arte indígena em Goiânia

Oficina é gratuita | 08.05.24 - 14:29 Vila Cultural Cora Coralina sedia curso sobre arte indígena em Goiânia Exposição de bancos indígenas em Goiânia (Foto: divulgação)A Redação
 
Goiânia – Discutir a arte dos povos originários na contemporaneidade é o que propõe o curso “Tradição, grafismos, curadoria e expografia dos bancos indígenas do Brasil”, com o doutor em artes visuais Danilo Garcia, curador e produtor executivo da Coleção BEÏ. As aulas serão na Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia, de segunda a sexta-feira (13 a 17/5).
 
A oficina é gratuita, presencial e com duração de 20 horas. Serão duas turmas, uma matutina (8h30 às 12h30) e outra vespertina (14h às 18h). As inscrições devem ser feitas pelo link.
 
O curso faz parte da programação da mostra “Bancos Indígenas do Brasil - Grafismos”, em cartaz na Vila Cultura até 26 de maio. Segundo Danilo Garcia, os participantes terão acesso a conhecimentos sobre a tradição, o que são os bancos, como são feitos e como são feitas as escolhas para participar da exposição. “Esse aluno também terá contato com os mecanismos de realizar uma curadoria e uma expografia, poderá aplicar isso na sua própria obra, no caso ele seja um artista, ou para outros artistas, porque o curso vai ter os bancos indígenas do Brasil como ponto de partida”, explica Danilo Garcia.
 
Grafismo de arte indígena
Entre os dias 15 e 17, Mayaware Mehinako, da aldeia Kaupüna - Terra Indígena Xingu (MT), falará aos alunos sobre os grafismos indígenas. Mayaware é professor, graduado em Línguas, Artes, Literaturas e também artista de designer estético de madeira. “Irei falar sobre o grafismo de arte indígena, quais são os significados desses grafismos, em que momento que são usados, para que servem, quais são os símbolos de grafismos tradicionais do povo Mehinako e também do povo do Alto Xingu; sobre as técnicas das tintas, quais são as receitas, tudo mais”, detalha Mayaware.
 
Mayaware Mehinako foi premiado pela Casa Vogue como artista e é fundador e ex-presidente do Instituto de Arte Indígena Brasileira Xepi. “Também irei discorrer sobre a situação de como é que é a arte indígena, quais são os desafios, quais são as importâncias da visibilidade e reconhecimento da arte criada por indígenas e como é que a gente está chegando no nível da exposição internacional e nacional, geração de renda dessa arte”, informa o artista.
 
Serviço
Curso “Tradição, grafismos, curadoria e expografia dos bancos indígenas do Brasil”
Data: De 13 a 17/5
Horário: Das 8h30 às 12h30 ou das 14h às 18h
Local: Vila Cultural Cora Coralina
Endereço: Rua 3, s/n - St. Central, Goiânia - GO, 74175-120
 
Leia mais
Denise Jácomo apresenta exposição fotográfica Encantamentos em Goiânia

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351