Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Gastronomia

Senac Goiás lança livro digital com clássicos da confeitaria brasileira

Obra faz parte de projeto integrador | 08.12.23 - 08:56 Senac Goiás lança livro digital com clássicos da confeitaria brasileira (FOTO: DIVULGAÇÃO)
A Redação

Goiânia - 
O Centro de Educação Profissional do Senac em Aparecida de Goiânia será palco do lançamento do livro digital "Brasilidades - Clássicos da Confeitaria com Gostinho de Brasil", nesta sexta-feira (8/12), às 19h. O livro foi desenvolvido como parte do projeto integrador do curso de Confeiteiro Profissional. Ele apresenta uma reinvenção de receitas clássicas, destacando os ingredientes brasileiros e regionais.
 
Sob o tema "Brasilidades", os alunos do curso não apenas exploraram as técnicas europeias que encantam os amantes da confeitaria, mas também incorporaram elementos autênticos da culinária brasileira em cada receita. A tropicalidade das frutas amarelas, a acidez marcante do cupuaçu e a potência aromática do cumaru são alguns dos ingredientes que prometem surpreender os paladares mais exigentes.
 
Marcelo Baiocchi Carneiro, presidente da Fecomércio, expressa sua admiração pelo projeto: "é inspirador ver como os alunos do Senac Goiás estão celebrando a diversidade da nossa culinária. A gastronomia é uma expressão cultural, e esse projeto destaca a riqueza dos sabores brasileiros, mostrando o talento e a criatividade dos futuros confeiteiros".
 
José Leopoldo da Veiga Jardim Filho, diretor regional do Senac em Goiás, destaca a importância do curso na formação profissional: "o curso de Confeiteiro Profissional do Senac Aparecida de Goiânia desempenha um papel crucial na preparação de profissionais capacitados para enfrentar os desafios dinâmicos da indústria de alimentos e bebidas. Além disso, proporciona aos alunos as habilidades necessárias para se destacarem no mercado, conferindo-lhes um diferencial valioso".

Leia mais:
In Plant promove aula e degustação de receitas com plantas e flores
 
O coordenador de Programas Finalísticos da Gastronomia, Márcio Fernando Cardoso Zago, enfatiza a relevância da inovação no cenário gastronômico: "a criatividade e ousadia dos alunos do Senac Goiás são evidentes nesse projeto, que representa não apenas uma nova abordagem na confeitaria, mas também a promoção e valorização dos ingredientes brasileiros na gastronomia mundial".
 
A proposta inovadora do projeto não apenas enriquece as receitas clássicas da confeitaria, mas também atende à crescente demanda por produtos autênticos e representativos da rica herança gastronômica brasileira. Ao integrar ingredientes locais, os futuros confeiteiros não apenas revelam novas criações, mas também abrem caminho para oportunidades no mercado da gastronomia.
 
Autenticidade
O projeto integrador, seguindo a metodologia de ação-reflexão-ação, destaca-se como o momento em que os alunos demonstram sua atuação profissional com autonomia, responsabilidade, criatividade e atitude empreendedora. A turma de Confeiteiro Profissional 2023 do Senac Aparecida de Goiânia se destacou ao criar uma releitura inovadora de pratos da Confeitaria Clássica, enriquecidos com toques distintos de produtos brasileiros e regionais.
 
Entre os destaques do livro estão receitas tradicionais como Tiramisù, Macaron e Red Velvet, cada uma com um toque autenticamente brasileiro. O livro está disponível para apreciação e download gratuito, representando não apenas um acréscimo ao currículo dos alunos, mas também um presente para toda a comunidade.
 
A confeitaria, como expressão culinária, sempre encanta com suas criações deliciosas e refinadas. Este projeto do Senac Goiás busca quebrar barreiras, apresentando uma abordagem única às receitas clássicas da confeitaria, incorporando elementos autenticamente brasileiros e regionais. Ao fazer isso, ampliamos os horizontes, fomentando a apreciação de nossa rica cultura culinária e abrindo novas oportunidades no mercado para os futuros confeiteiros.
 
Participaram da elaboração e desenvolvimento das receitas os alunos do curso de Confeiteiro Profissional do Senac Aparecida de Goiânia:
Cristina Carvalho de Morais
Elma Santos Silva Miranda
Jéssica Costa Cobian Barros
João Marcos Vieira Bandeira de Melo
Kely dos Santos Nunes
Luiz Raphael Ferreira
Marlene Barbosa de Moura
Milena Alves Pereira
Mônica Abrahão Pettinari
Murilo Victor da Silva


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351