Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Veiga Valle para Vestir

Instituto Biapó e Cabocla Milena Curado apresentam Coleção Alma Barroca

Exposição conta com 35 peças | 08.04.25 - 16:20 Instituto Biapó e Cabocla Milena Curado apresentam Coleção Alma Barroca (Foto: divulgação)
A Redação

Goiânia - 
O Instituto Biapó e o Museu Casa de Cora Coralina promovem, no dia 12 de abril (sábado), o lançamento da exposição da coleção Alma Barroca – Veiga Valle para Vestir, da Cabocla Milena Curado. A mostra é uma homenagem ao legado artístico do renomado pintor e escultor goiano José Joaquim da Veiga Valle, que viveu no século XIX e cujos arabescos esgrafiados nas imagens sacras inspiraram a criação de 35 peças bordadas à mão. 
 
Desenhadas por Milena Curado e bordadas por reeducandos da Unidade Prisional Regional de Goiás, as peças refletem o compromisso do projeto com a arte, a inclusão social e o empoderamento de grupos marginalizados,
criando uma ponte entre o legado cultural goiano e as possibilidades de ressocialização de pessoas privadas de liberdade por meio da arte.
 
O bordado, técnica tradicional e delicada utilizada em toda a coleção, é uma expressão artesanal profundamente enraizada na cultura goiana. O bordado da Cabocla é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Goiás, carregando séculos de história. Ele é incorporado de maneira singular nas peças e conecta a beleza da tradição ao contexto atual, valorizando a cultura local.
 
O lançamento da coleção acontece nas galerias do Instituto Biapó, na cidade de Goiás, e marcará a estreia dessa coleção única, reforçando o papel da arte como instrumento de transformação social. O evento é gratuito e possui uma programação artística com apresentações de Andréa Teixeira, Maria Eugênia, Luiz Chaffin e Marcos Jardim.

Leia mais:
Sábado Cultural no Sesc Centro terá arte, literatura e música
 
A artista
Milena Curado é formada em Gestão Pública e pós-graduada em Moda e Economia Criativa. Há 17 anos, dedica sua vida à Cabocla Milena Curado, resgatando um bordado antigo aprendido com sua avó aos 8 anos de idade.
 
Em 2008, multiplicou esse aprendizado através do projeto Cabocla – Bordando Cidadania, capacitando reeducandos na Unidade Prisional de Goiás para produção de moda artesanal com bordado tradicional, utilizando o poder transformador da arte e da cultura goiana para humanização, profissionalização e ressignificação da cidadania. Em 2017, Milena Curado iniciou um estudo de observação dos mantos esgrafiados nas imagens sacras feitas por Veiga Valle e criou, a partir dessa inspiração, seus próprios desenhos, dando origem a uma coleção de roupas bordadas à mão composta por 35 peças, criadas e desenhadas por ela e bordadas por pessoas em processo de reeducação do sistema prisional, que fazem parte do Projeto Cabocla.
 
Esse projeto vilaboense possui reconhecimento nacional e conquistou vários prêmios. O último reconhecimento – talvez o mais importante – foi feito pelo governador Ronaldo Caiado ao sancionar a Lei n° 22.128, de 21 de julho e 2023, que reconhece o bordado realizado pela Cabocla Milena Curado como Patrimônio Cultural Imaterial Goiano.
 
Serviço: 
Lançamento da exposição Alma Barroca – Veiga Valle para Vestir
Data: 12 de abril
Horário: 19h
Período de duração da exposição: 13 de abril a 11 de maio (terça a sábado – 9h às 12h e 13h às 17h; domingo – 9h às 12h)
Local: Instituto Biapó (R. Dom Cândido, Penso, 25 - Goiás, GO)
Mais informações: (62) 98436.0916


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351