Ludymila Siqueira
Goiânia - Com o tema “Inovação e Sustentabilidade na Indústria: Transformando Goiás no Polo do Futuro”, a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e parceiros realizam a Expoind 2025 – Feira de Fornecedores de Tecnologia e Soluções para Indústria de Goiás. O evento, que começa nesta quarta-feira (29/10), reunirá a cadeia produtiva goiana e fornecedores de todo o País até o dia 1º de novembro, no Centro de Convenções de Goiânia. Com entrada gratuita e aberta ao público em geral, o credenciamento para quem deseja participar pode ser feito pelo site Evento Gyn.
Em sua primeira edição, realizada no ano passado, a feira mobilizou mais de 70 expositores, movimentou em três dias R$ 70 milhões em negócios, outros R$ 200 milhões em negócios futuros e recebeu um público de 6,5 mil pessoas. Para esta segunda edição, a meta é superar todos esses números.
Em visita à sede do jornal A Redação na manhã desta quarta, o presidente da Fieg, André Rocha, afirmou estar otimista com a realização da Expoind. Segundo ele, “a maioria dos expositores que participou da última edição no ano passado retornou este ano, demonstrando a consolidação do evento no calendário industrial”.
André Rocha avalia que a ideia principal da organização é conectar empresários, gestores e profissionais da indústria goiana com grandes fornecedores vindos de todo o Brasil, trazendo as mais inovadoras soluções para as principais dores dos industriais goianos, seja nas áreas de automação, logística, insumos, segurança, serviços digitais, capacitação de mão de obra e outros.

Jornalista João Unes, diretor-presidente do jornal A Redação; André Rocha, presidente da Fieg;
e Ludymilla Siqueira, jornalista do AR (Foto: Anna Stela/jornal A Redação)
Além disso, o digirente reforça a união entre as entidades parceiras. Isso porque, neste ano a Expoind será realizada dentro da FIC Goiás – Feira da Indústria, Comércio, Habitação e Empreendedorismo, e reúne a Fieg, a Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio), a Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg), Sebrae Goiás, Sistema OCB/GO e o Fórum Goiano da Habitação. Haverá ainda a Feira do Empreendedor, a 1ª Expocom, a 3ª Expo Fecomércio e a 18ª Feira do Imóvel.
Comércio exterior e rodadas de negócios
Além dos estandes com as mais variadas e inovadoras soluções para a indústria, a Expoind 2025 irá trazer uma ampla programação com objetivo de fomentar conhecimento e negócios. Uma das atrações esperadas pelos industriais é mais uma edição do Encontro Internacional de Comércio Exterior (Eice), agendado para quinta e sexta-feira (30 e 31/10).
Organizado pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fieg, o evento colocará frente a frente indústrias goianas e compradores internacionais para rodadas de negócios. “Serão 12 compradores internacionais da América Latina e este ano temos uma novidade, com a ampliação da participação dos segmentos", informa Juliana Tormin, gerente do CIN-Fieg.
As rodadas serão voltadas para os segmentos de alimentos e bebidas; de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC); e indústrias químicas, de fármacos, de tecnologia, de maquinário e de softwares, que poderão oferecer seus produtos e serviços para o mercado internacional.
A participação é gratuita para as indústrias goianas e, para estimular o fechamento de negócios, a Fieg dá assessoria para aquelas que ainda não têm experiência com exportação. No total, serão atendidas 56 empresas. Já a sessão nacional de negócios será exclusiva para expositores da Expoind.
Além da programação com foco no intercâmbio comercial, a 12ª edição do Eice mantém a tradição de fomentar o relacionamento com embaixadas e consulados sediados no Brasil. Nesse sentido, foram convidadas representações diplomáticas de países da América Latina, Europa, Ásia e África, além dos Estados Unidos e do Canadá. O objetivo é reforçar o diálogo, sobretudo no atual momento, marcado por tarifaço e busca por novos mercados para a produção goiana e nacional.
Prêmios e reconhecimento
Alinhado à inovação e sustentabilidade, outro ponto alto da Expoind será a entrega do 2º Prêmio de Inovação Fieg e do 2º Prêmio Fieg de Sustentabilidade da Indústria Goiana. As cerimônias de premiação ocorrerão no dia 30 de outubro, respectivamente às 18 horas, na área da Jornada Nacional de Inovação, e às 20 horas, na Arena Coopsparty.
O objetivo dos dois concursos é reconhecer as iniciativas desenvolvidas pela indústria goiana. “A promoção desses prêmios é um grande orgulho para nós da Fieg, pois conseguimos engajar indústrias goianas, de variados segmentos, das pequenas às grandes empresas, a mostrarem as soluções que elas criam para seus diversos desafios, mas que também são certamente as dores de muitas outras indústrias Brasil à fora. Ou seja, é uma vitrine para a criatividade, a sustentabilidade e a inovação goiana”, salienta o presidente André Rocha.
Jornada Nacional de Inovação da Indústria - etapa regional
A Expoind também receberá, durante sua programação, o Encontro Regional Centro-Oeste da Jornada Nacional de Inovação da Indústria, um movimento itinerante pelo Brasil, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Sebrae, com objetivo de identificar, conectar e amplificar inovações tecnológicas e sustentáveis.
A etapa regional irá apresentar um mapeamento de todas as demandas e desafios da indústria do Centro-Oeste, especialmente no que diz respeito à transição ecológica e digital. Temas como a Indústria 4.0, automação, IoT (internet das coisas), inteligência artificial, sustentabilidade na indústria, eficiência energética, agroindústria tecnológica, cibersegurança e infraestrutura digital, logística inteligente e capacitação profissional e futuro do trabalho serão tratados.
O evento será realizado no dia 30 de outubro, com visitas técnicas pela manhã e painéis na parte da tarde, em espaço exclusivo dentro da Expoind. É aguardado um público de 300 representantes da indústria de todo o Centro-Oeste. A etapa regional da jornada é preparatória para o Congresso Nacional de Inovação, que está previsto para ser realizado em março de 2026, quando será apresentado um diagnóstico do cenário da inovação no Brasil e sugestões de ações para estimular a articulação entre centros de pesquisa, instituições e o mercado.