Adriana Marinelli
Goiânia - Representantes do governo federal estiveram, nesta terça-feira (4/2), em Anápolis para vistoriar a Base Aérea da cidade, que fica a 55 quilômetros de Goiânia. O espaço pode receber cerca de 40 brasileiros que hoje estão em Wuhan (China), epicentro do surto de coronavírus, para um período de quarentena. Se a Base de Anápolis não se adequar às exigências do Ministério da Saúde, Florianópolis poderá ser plano B.
Estiveram presentes na vistoria membros da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além dos ministérios da Defesa, da Saúde e das Relações Internacionais.
A Base Aérea de Anápolis tem uma área total de 1,6 mil hectares e fica a 5 quilômetros do centro da cidade. Segundo o prefeito do município, o fato de Anápolis receber os repatriados não representa risco aos moradores. "Essas pessoas não vão transitar pela cidade e não vão utilizar o Sistema Único de Saúde da cidade", garante. "Teremos pessoas que não apresentam sintomas, mas como o período de incubação do vírus [coronavírus] é de 2 a 14 dias, será necessário que elas fiquem em quarentena por 15 dias", explicou.