Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

TRÂNSITO

Radares voltam a funcionar em Goiânia após nove meses sem fiscalização

Número de equipamentos vai subir | 31.03.25 - 21:35 Radares voltam a funcionar em Goiânia após nove meses sem fiscalização Radares voltam a funcionar em Goiânia após nove meses sem fiscalização. (Foto: Reprodução)
 
A Redação

Goiânia
- Após nove meses sem fiscalização, a Prefeitura de Goiânia retomou, nesta segunda-feira (31/3), a fiscalização eletrônica de trânsito por meio de radares. A volta do serviço foi anunciada pelo prefeito Sandro Mabel (UB) e pelo secretário municipal de Engenharia de Trânsito (SET), Tarcisio Abreu, durante a inauguração da nova Central de Controle Operacional (CCO), que concentrará o monitoramento em tempo real do tráfego na capital.
 
“A partir de hoje, os equipamentos de monitoramento e fiscalização já estão funcionando. Serão três turnos de operação, com 10 agentes por período, fazendo o acompanhamento direto das infrações, como avanço de sinal, uso de celular ao volante, ausência de cinto e excesso de velocidade”, explicou Tarcisio Abreu.

Ainda segundo o secretário, com a retomada, a fiscalização volta a ser feita em 604 faixas de tráfego, que contarão com 300 equipamentos de monitoramento instalados progressivamente, além de 100 câmeras PTZ com visão de 360 graus para ampliar a cobertura das vias. Na prática, todas as imagens geradas pelos radares serão capturadas e analisadas na nova central.
 
Sandro Mabel destacou que os novos radares não vão apenas autuar infrações de trânsito, mas também desempenhar um papel importante na segurança pública. “Mudamos os equipamentos e colocamos tecnologias mais avançadas, que funcionam 24 horas lendo todas as placas e identificando veículos roubados, clonados ou com pendências como IPVA atrasado. Esses dados serão compartilhados com forças de segurança como a Polícia Federal”, disse.
 
Cenário
No último dia 10 de março, a SET de Goiânia disse que já havia instalado radares de fiscalização eletrônica em 51 pontos da cidade, cobrindo um total de 89 faixas monitoradas. O termo “faixa” refere-se ao número de pistas monitoradas em cada ponto. Por exemplo, na Avenida Mutirão, onde há três faixas por sentido, a instalação de um radar contempla a fiscalização dessas três faixas simultaneamente.
 
Na ocasião, Tarcísio destacou a importância da fiscalização eletrônica para a segurança viária. “Infelizmente, muitos motoristas só respeitam as regras quando sabem que vai doer no bolso. A instalação desses radares não é apenas uma questão de punição, mas de ordem no trânsito e preservação de vidas”, afirmou.
 
Durante o anúncio desta segunda-feira (31/3), a SET informou ainda que atualmente, Goiânia conta com 20 radares distribuídos por vários setores, como Bairro Goiá, Parque Amazônia e Setor Cândida de Moraes, e 12 câmeras PTZ (panorâmicas) instaladas em pontos estratégicos. Até o final de abril, o número de radares passará para 65 e o de câmeras para 24, com previsão de expansão para mais 30 radares e 32 câmeras PTZ no segundo lote do projeto.
 
A meta final é contar com 280 radares e 100 câmeras espalhadas pela cidade, além de quatro radares móveis para apoio às operações de fiscalização.
 
Leia mais
Prefeitura de Goiânia intensifica ações educativas de trânsito em escolas

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351