A Redação
Goiânia - Durante lançamento do 1º Fórum Goianiense de Mudanças Climáticas (GynClima), nesta quarta-feira (27/8), o prefeito Sandro Mabel falou sobre a intenção de instalar um radar meteorológico em Goiânia. Segundo o chefe do Executivo municipal, o projeto já conta com apoio do governador Ronaldo Caiado. "Estamos acertando com o governo estadual. Vou até conversar com nosso vice-governador [Daniel Vilela] sobre os detalhes", adiantou.
Mabel defende que o radar poderá proporcionar mais segurança à população de Goiânia e região, antecedendo a gestão municipal sobre eventualidades climáticas extremas, como desastres naturais e chuvas intensas.
Isso porque o radar meteorológico funciona emitindo pulsos de ondas eletromagnéticas que interagem com as partículas na atmosfera, como gotas de chuva, granizo e neve. Ao receber o sinal refletido por essas partículas, o radar mede o tempo de retorno para calcular a distância e a intensidade da precipitação, utilizando essas informações para criar imagens em tempo real da estrutura e movimento das tempestades.
Leia mais
Secretaria do Meio Ambiente investiga espuma no Rio Meia Ponte em Goiânia