São Paulo - A embaixada dos Estados Unidos e consulado-geral no Rio de Janeiro emitiram, nesta terça-feira (28/10), um alerta de segurança a cidadãos americanos para evitar áreas conflagradas na Zona Norte, especialmente nos arredores da Penha e do Complexo do Alemão, foco da megaoperação mais letal da história do estado.
Em comunicado, a embaixada sugeriu que os cidadãos "acompanhem as fontes oficiais de notícias e os aplicativos de mapas para atualizações em tempo real", uma vez que a "situação pode mudar a qualquer momento".
As representações americanas também aconselharam medidas como planejar rotas alternativas, minimizar deslocamentos desnecessários, revisar planos de segurança pessoal e informar amigos e familiares sobre localização e segurança.
"Confrontos em andamento entre policiais e facções criminosas em 28 de outubro de 2025 causaram interrupções no tráfego em várias áreas da Zona Norte. Diversos trechos da Avenida Brasil, Linha Vermelha, Linha Amarela, Serra Grajaú-Jacarepaguá, Avenida Marechal Rondon, Avenida 24 de Maio e Rua Dias da Cruz estão atualmente interditados ao trânsito. Esta não é uma lista completa, e outras vias também podem estar bloqueadas. A situação está evoluindo rapidamente, portanto, acompanhe as notícias e os aplicativos de mapa em seu celular para atualizações. Tenha cautela ao circular pela cidade e evite, na medida do possível, as áreas mais afetadas", diz o alerta.